Campanha Promocional via SMS

Resolvi escrever sobre este tema porque apesar de termos tido diversas campanhas via SMS no Brasil, muitas agências promocionais e de publicidade não sabem como isto funciona ou o processo necessário para desenvolvimento delas. Por isso vamos lá…

Como funciona?

Como qualquer outra campanha promocional, o cliente compra o produto, envia um código e concorre a prëmios. O grande diferencial é a possibilidade do cliente enviar o código pelo celular, via mensagem de texto (torpedo), o que torna o processo simples e rápido.

E a mecanica ?

No processo convencional, o cliente recorta um código de barras, ou embalagens, responde uma pergunta e envia para uma caixa postal, o sorteio é realizado e se todos os dados estiverem corretos, temos um ganhador.

No processo via SMS ocorre o mesmo, porém é todo on-line. Isto é, ao enviar um código promocional para o número da promoção um sistema faz a validação deste código e responde o cliente imediatamente se o código é válido ou não.

O que é número da promoção?

O número da promoção é o número para o qual o cliente precisa enviar a mensagem de texto SMS com o código do produto para participar da Promoção. Este número também é chamado de LARGE ACCOUNT ou SHORT CODE. Por exemplo, os LARGES ACCOUNTS do Big Bother são 88401 ou 88402…

Como desenvolver uma campanha?

A melhor maneira de desenvolver uma campanha é através de um integrador. No Brasil, os dois mais experientes são Yavox e Okto. O integrador é o responsável pela:

Integração com as Operadoras: Ou seja, eles estão conectados nas operadoras para realizar a troca de mensagens da promoção

Aprovar o projeto com as Operadoras: apesar de já estarem integrados as operadoras, colocar um projeto no ar não é tão simples, exige aprovação por parte de cada operadora e não raro muitos projetos são reprovados ou não saem devido ao timming

Disponibilizar um número único da promoção: para realizar a promoção é necessário um número único e algumas operadoras, chegam a exigir um aluguel mensal para utilização do número durante a promoção

Fazer o Billing: o envio de torpedo para participar de uma promoção geralmente custa R$0,31 + impostos e é o integrador que faz a cobrança via operadora de celular. Existem também casos de promoções onde o cliente não paga pelo envio de SMS, nestes casos, é a empresa promotora da campanha que paga o custo do SMS.

Geração de códigos únicos e operação: os integradores já possuem inteligëncia para realização de todo processo operacional da Campanha, isto é, gerar os códigos, validá-los, criar cupom, etc. Vale mais a pena deixar nas mãos deles, do que se preocupar com tudo isso.

Quais são os benefícios?

Geralmente o índice de participação em uma campanha via celular é muito mais alto do que o processo convencional, devido a facilidade na hora de participar. O retorno varia entre 5% a 20%. Claro, que a campanha precisa estar “casada” com o seu público e tudo precisa ser muito bem pensado. O ano passado, por exemplo, houve uma campanha SMS dos filtros Melitta… que eu que sou heavy user quase não consegui participar, imagina nossas mães e vovózinhas. O código estava  mal posicionado do lado de dentro da embalagem, o óh.

Um outro benefício importante é possibilidade de acompanhar os resultados on-line e mais que isso, dividos por localização. Ou seja, você sabe quem participa, a hora que participa e a região do cliente, uma vez que o celular tem o DDD e em tempo real.

Por fim, e diria que o mais importante, você pode estabelecer um canal de comunicação direto com seu cliente através do celular, desde que ele permita isso… e realizar inúmeras ações pós-promoção.

Cases de Sucesso

Primeira campanha via SMS do Brasil foi do grupo Pepsico, uma parceria entre a Pepsi e a Ruffles (Dá dá dá) e foi um sucesso. Logo em seguida tivemos a maior do continente que foi a Seleção do Faustão também com alto índice de participação.

E em 2007 também tivemos várias outras promoções:

Avon Beleza que dá prêmios

Seja um campeão Petrobrás

Kuat dá mole para você

Mastercard: Paga 1, Viajam 2

Caçada Premiada: Guaraná SCHIN


Ainda tem dúvidas? Ah, deixe um comentário que se eu souber respondo 🙂

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14 responses to “Campanha Promocional via SMS

  1. Legal o artigo, não sabia como funcionava estas promoções por SMS, e sempre tive a curiosidade! Parabéns pelos artigos. A promoção da Melitta achei que tivesse sido boa, pois até prorrogaram na época e tals. Você sabe se a empresa que faz promoções via SMS ganha alguma % dos SMS enviados pelos clientes? Exemplo a Melitta, Globo no BBB8 etc. Ou esta é uma pergunta ‘muito díficil’? 🙂

  2. Por lei, a empresa promotora da Campanha Promocional não pode ter lucro com uma promoção, porém os players envolvidos no processo, como integradores e operadoras podem, pois são prestadores de serviço.

    Agora se o serviço não for uma promoção, como o caso do BBB8 ou mesmos dos leilões reversos, a empresa promotora pode ter lucro sim. Não sei até quando os leilões reversos serão permitidos, mas por enquanto, não é ilegal.

    🙂

  3. Ariadna Neves

    Quanto custa (uma média) para o anunciante uma campanha via SMS?

  4. oi Ariadna, existem muitas variáveis para o desenvolvimento de um campanha, que vão desde quantidade de códigos para participação até investimento em mídia. O ideal é formatar a campanha e contatar uma empresa especializada.

  5. weber de souza

    Olá, gostaria de obter mais inforções sobre como trabalhar com shortcodes. Seria possivel me responder no email?
    obrigado

  6. as empressas ganham com isto?

  7. Quanto custa em média uma campanha via SMS?
    O que é necessário para poder fazer este tipo de trabalho?
    Você sabe se a empresa que faz promoções via SMS ganha alguma % dos SMS enviados pelos clientes?
    Muito obrigado e parabéns pelos eslarecimentos, ótimo trabalho para a comunidade.

    Regards,
    Armando Andrade

  8. Em geral, em uma campanha de ambito nacional, amplamente divulgada, do tipo “envie um torpedo e concorra a ..”, quantos envios costuma-se obter? para concorrer a um premio no valor de R$ 5.000,00, qto, em media, pode/deve custar um envio sms?

    Obrigada!

  9. E naquelas promoções de rádios?

    Exemplo: “envie a palavra XXXX via SMS e concorra a prêmios”.

    A rádio ganha alguma porcentagem da quantidade de SMS’s enviados?

  10. Gostaria saber como fazer essa questão promoconal quero contato urgente

    Grupo multipla – Jacqueline-Alves@hotmail.com

  11. Andreia Pereira

    Ola,
    Gostaria de saber como seria o processo para uma campanha de doacao em nivel nacional.
    E possivel?

    Muito obrigada,

  12. Gostaria de promover uma via SMS, mas não tenho CPNJ, tipo pra arrecadar fundos pra ajudar uma familia em especial. Qual primeiro procedimento? E como é revertido esse valor pro receptor?Obrigado!

  13. Mas claro que avera ofericimento de premio…. pensei num site com fotos, relatos, veracidade. Mas SMS convenhamos é mto mais “acessado”.

  14. ola gostaria de saber se como criar sms p uma promocao se custa muito e se eu ganho tambem com isso obrigado.

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