Tipos de Projetos SMS

Atualmente existem dois tipos de projetos SMS junto as operadoras de celular, descritos a seguir:

  • Corporativo: o modelo corporativo está associado a compra de capacidade SMS. Neste caso, o integrador faz o papel de broker comprando pacotes de SMS das operadoras para revenda no mercado. O fundamental neste modelo, é que o investimento para pagar o SMS é da empresa que contrata o serviço, ou seja, quem recebe ou envia a mensagem não paga nada. Alguns exemplos de serviço no modelo corporativo: comprar um bilhete áereo e receber o número do bilhete no celular, ou receber um SMS quando seu cartão de crédito foi utilizado, ou qualquer tipo de interatividade sem custo para o usuário final.
  • Interativo: o modelo interativo corresponde a troca de SMS com cobrança direta do usuário por parte das operadoras. Por exemplo, em uma votação do BBB, leilões reversos e a maiorida das campanhas promocionais, a operadora tarifa o serviço na conta telefônica ou nos créditos de um usuário pré-pago. Por esta razão todos os projetos precisam ser aprovados e só se ‘justificam’ se tiverem um alto investimento em mídia.

Um projeto de Mobile Marketing envolvendo SMS esta dentro de um destes modelos. Porém em minha opinião, ele deveria ser sempre grátis para o usuário (com exceção as Promoções*), senão vira um serviço.

*Com exceção das Promoções porque nestes casos se o usuário não tivesse a facilidade de enviar um código via SMS, ele teria que ir no correio e ainda pagar o selo,  gastando $$ do mesmo jeito.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s