Semapedia e Códigos Bi-Dimensionais

Código Bi-dimensional ou 2D é uma representação gráfica que permite armazenar informações que podem ser lidas através de um leitor. O príncipio é o mesmo do código de barras, porém a capacidade de armazenamento de informação no código 2D é bem maior.

Eles podem ser utilizados em diversas aplicações, desde passaportes até para fins de logística, como etiqueta. E o um dos diferenciais, além do armazenamento, é a facilidade com que se pode le-los, quero dizer, hoje existem softwares que podem ser instalados no celular que decodificam o código e mostram a mensagem na tela do aparelho. O celular vira um leitor de códigos bi-dimensionais.

Semapedia

Essa característica ampliou as possibilidades de uso. E um proposta que achei bem interessante foi a do Semapedia.org. Criado em 2005, o projeto tem como objetivo distruibuir o conhecimento da Wikipedia em lugares no espaço físico via códigos bi-dimensionais, apelidados de Tags Semapedia. Vale a penha conhecer o projeto e gerar suas próprias Tags Semapedias para soltar por ai 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s