Evento Sobre Portabilidade Númerica

Agora em Maio, nos dias 12 e 13, ocorrerá um evento sobre Portabilidade Númerica promovido pelo IBC.

A maioria dos palestrantes são operadoras de celular, haverá inclusive uma apresentação da Vodafone da Espanha.

As informações completas podem ser vistas aqui.

Se eu fosse uma mosquinha… rs

Advertisements

2 responses to “Evento Sobre Portabilidade Númerica

  1. Estive neste evento, e o que eu ví de interessante, além da grande preocupação das operadoras em manter os seus clientes e expandir a sua base, e a preocupação maior da ANATEL de que o regulamento da Portabilidade seja cumprido na íntegra pelas operadoras, foi o seguinte:

    1. A portabilidade vai mesmo ocorrer, e em 28/08 entram comercialmente no ar os CN’s 14, 17, 27, 37, 43, 62, 67 e 86.
    Depois disto, a cada semana novos CN’s serão agregados a portabilidade até o dia 30/03/09 quando todos os CN’s poderão ser portados. Claro que o CN 11, só irá ocorrer na última semana.

    2. Outra curiosidade é que a portabilidade poderá ser feita inclusive para usuários inadimplentes com a operadora doadora, desde que ele não seja inadimplente com a operadora receptora, e pasmem, isto pode ser feito quantas vezes o usuário desejar.

    3.Outra questão, serviços de SVA associados ao número portado são cancelados ou portados para a nova operadora? Até o momento, nada está definido a respeito, mas tudo indica que os serviços de SVA deverão ser cancelados no momento que o número for portado, até porque, em alguns casos existem tarifas diferentes por operadora, o que causaria muita confusão no caso em que o usuário porta o seu número para uma operadora que cobra mais caro pelo mesmo serviço de SVA que ele estava acostumado. Como exemplo, posso citar o caso de assinaturas de notícias ou até mesmo a utilização do MSN mobile.
    No caso de serviços corporativos, onde a cobrança não é efetuada na conta do celular, esses sim, deverão ser portados para a nova operadora, automaticamente junto com o número.

    4.Com a portabilidade, teremos muitos problemas de tarifas, já que todas as operadoras fazem promoções de minutos validas somente dentro da sua rede, e até mesmo o cadastramento de números conhecidos para ter uma tarifa diferenciada, também dentro da rede da operdora, e a partir de agosto/2008 esses números poderão migrar para outras operadoras, causando um aumento de tarifa inexperado para os usuários.

  2. Taba, ter seu comentário é uma honra 🙂

    Sobre o item:

    3.Outra questão, serviços de SVA associados ao número portado são cancelados ou portados para a nova operadora? Até o momento, nada está definido a respeito, mas tudo indica que os serviços de SVA deverão ser cancelados no momento que o número for portado

    – curioso. e sera que eles tem data para decidir? tem gente “investindo pesado” na aquisicao de usuarios… se a portabilidade virar “febre” e neguinho sair trocando de operadora, os servicos vao dancar??

    No VAS das operadoras nao se tem falado muito sobre portabilidade… quer dizer, pelo menos eu nao tenho escutado e acho que no Telaviva nem se tocou no assunto… estranho isso?
    vamos ver no que vai dar.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s