Campanhas SMS “Bombando”

As campanhas promocionais SMS deste ano estão começando a acontecer… Só neste último mês tive conhecimento de três… (ou melhor, 4 até terminar o post que comecei terça surgiu mais uma).

São elas:

Neston – em comemoração aos seus 50 anos da Neston. a promoção distribuirá mais de dois mil prêmios instantâneos ( celulares, DVDs, karaokês, mochilas, etc) e 7 prêmios semanais no valor de 50.000 em barras de ouro. Para participar basta enviar o código presente nas embalagens dos produtos via SMS para o número 70000.

Comentário interessante é que a participação na promoção é permitida apenas via SMS com custo de R$0,31+imp por mensagem. Normalmente para aprovar uma promoção que envolve SMS, a CAIXA (órgão responsável por isso) exige um canal de participação gratuito que costuma ser o website.

Skol a campanha vai dar 100 geladeiras da Skol para as respostas mais criativas à pergunta: Onde você vai armar um boteco com uma geladeira Skol? vale lembrar que não se trata de uma Promoção e sim um Concurso Cultural, já que a Caixa não permite promoções para fabricantes de bebidas alcoolicas, cigarros, etc…

Comentário curioso é que exceto no regulamento, não há referência ao número de participação via SMS no web site. Você pode achar isso normal, pois já que o cliente esta no site, para que comunicar o SMS? No entanto, é válido fazer a comunicação simplesmente porque ele pode contar para um amigo, ou querer usufruir do SMS ou ainda preferir mandar um SMS do que preencher seu CPF no formulário web. Na Mobilepedia esta rolando uma discussão sobre isso.

Aymoré Aproveitando o sucesso do clássico Indiana Jones, o mote da campanha é: “Aymoré Caçadores de Prêmios” . A promoção que começou em 1 de maio e vai até outubro, distribuirá mais de 900 prêmios instantâneos e outros via sorteio. Segundo o hot-site da Aymoré:

“É muito simples participar. Você compra um biscoito Aymoré e guarda a embalagem com o selo identificador da promoção na cor amarela. É nesse selo que você vai encontrar um código para enviar, pelo celular, um SMS ao número da promoção.”

ComentárioÉ tão simples participar, que o número da promoção não é mencionado em nenhuma página do site da campanha, exceto a do Regulamento. Ok que a comunicação está presente na embalagem do produto, mas de novo, “o tal” número da promoção precisa ter informado… Falha grave.

Outro ponto é: como a promoção da Neston, a participação é apenas via SMS, o que indica que a CAIXA está cada vez mais familiarizada com este modelo e que as promoções SMS estão se consolidando de vez.

E por último e finalmente, a campanha da:

Kopenhagen– que o Pedro Bombonatti informou aqui.

Comentário – O “número da promoção” ou LA, ou shortcode (aquele pelo qual o cliente envia o cupom ou resposta via SMS) que normalmente é o mesmo em todas as operadoras, nesta campanha, é diferente para clientes da Oi. Isto atrapalha muuuuito a comunicação e a campanha, além de confundir os consumidores… Mas quem tem a perder mais é a própria operadora que acaba prejudicando seus clientes e apesar disso, normalmente ela é a responsável pelo número diferente. Então… não tem muito o que fazer.

————————————————————————————–

Em tempo, com exceção da campanha da Skol (que já mandei a frase pela web) , não participei de nenhuma das campanha e não sou target dos produtos, mas caso venha a consumi-los comentarei minha experiência. 🙂

Advertisements

2 responses to “Campanhas SMS “Bombando”

  1. Dani,
    Na campanha dos biscoitos Aymoré, o código promocional vai em uma etiqueta que fica do lado de fora das embalagens! O que você acha disso??

    Beijos,
    Mari

  2. Ma, ainda não vi como é o selo ou a etiqueta, mas se não impactar a mecânica da promoção, no sentido, de permitir a visualização do código sem adquirir o produto, não vejo problemas.

    O selo é uma solução mais simples e barata pois elimina a necessidade de alterar a embalagem de toda família de biscotos . Dependendo do posicionamento do produto e do target é uma boa opção.

    O importante é focar na comunicação e nas instruções para participação, que devem ser simples e bem explicadas. Particularmente, prefiro as que possuem ilustrações, porque além de ser + didático, chama + a atenção …

    Volte sempre, my dear friend 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s