Quando o SMS não chega…

Essa nota da Mobilepedia sobre uma Promoção com participação via SMS, me inspirou a fazer este post.

Projetos que utilizam SMS assim como qualquer outro serviço envolvendo tecnologia estão sujeitos a problemas técnicos. Não é o padrão, mas pode acontecer. O objetivo aqui é explicar um dos problemas mais comuns e informar como identificar onde está o erro sem ser um expert em ti.

Envio de um SMS com código da Promoção sem retorno, este problema pode ser:

  • Na Operadora: neste caso, a fila de mensagens SMS pode acarretar um atraso na entrega da resposta ao usuário. Para eliminar esta possibilidade, faça um teste enviando uma mensagem para o número de outra promoção ou serviço, se você receber a resposta rapidamente o problema não é a fila da operadora. Outra maneira, de identificar é enviar a uma mensagem de um celular de outra operadora, se você receber a resposta rapidamente dessa outra operadora pode ser que o problema seja a fila na operadora do primeiro envio.
  • No Integrador: Pode ser que o problema esteja na fila de entrega das mensagens do integrador à operadora. Isso ocorre se não há uma “boa” conexão com a operadora, isto é, as conexões existentes não dão conta da entrega do volume de mensagens processadas. Ou então quando ocorre alguma mudança em IP ou qualquer outra coisa que impacta o recebimento dos MOs da Promoção. Para descartar este problema, envie um mensagem inválida para o número da promoção, se você receber a resposta rapidamente, o problema não é o integrador.
  • No provedor da solução promocional: normalmente os provedores da solução promocional são os próprios integradores que possuem uma aplicação que valida os códigos enviados, processam as informações e devolvem o SMS ao gateway que entrega a operadora. Quando o problema é na aplicação ela recebe o código e por algum motivo não responde. Para saber se o erro está na aplicação um bom teste é enviar um código ou mensagem inválida de celulares de diversas operadoras, se a mensagem não retornar em nenhum celular provavelmente o problema é na aplicação.

Estas suposições são apenas o primeiro passo ou primeiro nível para tentar identificar onde esta o problema sem demandar uma investigação mais profunda. Claro que existem outros erros que podem ocorrer neste processo e ai a melhor maneira de solucioná-los é envolver alguém de TI.

Agora se você é um usuário e não consegue participar da Promoção, a melhor coisa a fazer, se tiver paciência e tempo é contatar o SAC da empresa promotora e exigir uma explicação.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s