Pagamentos com celular?

O “tutorial” abaixo publicado do portal Administradores é um bom começo para entender a diferença entre Mobile Payment e Mobile Banking e esclarecer algumas dúvidas a respeito do assunto.

1) O que é m-payment?

M-payment é a sigla para Mobile Payment (Pagamento Móvel) e engloba todo tipo de operação que envolva um dispositivo móvel para iniciar, ativar ou confirmar um pagamento. Os dispositivos móveis mais comuns são os telefones celulares, mas aqueles que já são usuários de smartphones e PDAs têm sido os primeiros a usar esse meio de pagamento.

2) Qual a diferença entre m-payment e m-banking?

M-banking é a sigla para Mobile Banking (Banco Móvel) e faz referência a possibilidade de realizar serviços bancários através de aparelhos móveis. A grande maioria dos serviços bancários disponíveis através do Internet Banking já está também disponível através do aparelho móvel.
Verificar saldos e extratos, efetuar transferências, comprar planos de seguro e capitalização, acompanhar rendimentos e diversas outras transações são previstas no m-banking.

Com um aplicativo de Mobile Banking é possível fazer transações bancárias via aparelho móvel. Com um aplicativo de Mobile Payment, o pagamento pode ser feito à vista (débito) ou a prazo (crédito) como se estivesse sendo usado o cartão de plástico.

3) Quando a tecnologia estará disponível no Brasil?

A tecnologia já está disponível no País. Os testes com m-payment foram iniciados de forma mais consistente em 2006 e continua-se buscando novos modelos de negócios e demanda. Atualmente, serviços como táxi, delivery e recarga de celulares pré-pagos são os empregos mais comuns para essa tecnologia. Para o m-banking a estimativa é de que 520 mil usuários já estejam fazendo uso dessa inovação.

4) Quais serviços é possível pagar utilizando o m-payment?

O aumento da demanda devido à praticidade irá gerar um aumento do número de serviços e estabelecimentos comerciais que aceitam o m-payment. Hoje, os serviços mais comuns no Brasil são de táxi, recarga de celular, delivery, compra de passagens, farmácias, redes de
fast-food e compras on-line. Estes serviços estão disponíveis nas maiores capitais em mais de 22 mil estabelecimentos credenciados. Além disso, a tecnologia está sendo utilizada em outros países em catracas de trens e metrôs, máquinas de refrigerantes, tickets de lazer, pagamentos de restaurantes e lojas de conveniência.

5)Pagamentos pelo celular são seguros?

A taxa de fraude em comércio eletrônico no mundo é de 0,003% e o Brasil apresenta uma taxa ainda menor, aproximadamente um terço da taxa mundial. Os pagamentos através dos celulares são mais seguros que pagamentos com cartão de crédito e as movimentações realizadas pela Internet. É recomendável, porém, utilizar meios de pagamento seguros, que usem criptografia, além de evitar pagamentos através de troca de mensagens de texto ou atendimento de central telefônica (URA), que não protegem seus dados e sua senha.

Diversas barreiras de segurança estão em aperfeiçoamento contínuo. As mais usadas em pagamentos móveis são:o registro do aparelho, a autenticação do celular e do usuário através de senhas no momento da compra, os sistemas de confirmação e o envio de dados criptografados. Algumas soluções vão além e oferecem recursos avançados anti-pirataria e anti-clonagem dos aplicativos (a tecnologia da WIAXIS, por exemplo, é a única que oferece esses recursos).

6) Qual a diferença entre pagamento remoto e pagamento por proximidade?

Basicamente, as diferenças entre o pagamento remoto e o pagamento por proximidade são a conveniência e a tecnologia envolvida. No pagamento remoto o usuário pode estar em qualquer localidade no momento da realização da compra e as transações são efetuadas a partir de aplicativos instalados no aparelho. Também podem ser usados, com nível mais baixo de segurança, no envio de mensagens de texto ou na de iteração de voz com uma central telefônica.

Para o pagamento por proximidade, também conhecido como contactless payment, é necessário que o usuário tenha um celular com um chip e antena NFC (Near Field Communication), que armazena as informações da conta do usuário e realiza a comunicação com um leitor PDV (Ponto de Venda) de propriedade do estabelecimento. Não é necessária a presença de um vendedor, por exemplo, para esse tipo de transação: basta o usuário aproximar o aparelho a poucos centímetros do leitor e, através de um padrão de comunicação sem fio, a compra é efetuada. Os fabricantes acabaram de lançar aparelhos com a tecnologia NFC, entretanto, esses aparelhos ainda não estão disponíveis no mercado nacional.

7) Com é efetuado o débito das compras?

Existem três formas de pagamento: pré, pós e em tempo real. Os pagamentos pré-pagos implicam em acordos com determinadas companhias que oferecem os serviços e solicitam um depósito de onde serão debitados seus pagamentos. O sistema pós-pago funciona como a fatura de um cartão de crédito: o comprador utiliza os serviços dentro do limite pré-aprovado e recebe uma fatura no fim do período determinado. Já no sistema em tempo real, basta efetuar o pagamento e os dados com o valor da compra são transmitidos para a conta bancária do comprador e o débito é feito automaticamente, como ocorre com o cartão de
débito.

8) Qualquer um pode fazer pagamentos através do telefone celular?

Sim, mas o modo como isso é feito depende da tecnologia utilizada. As tecnologias mais acessíveis são através de download de aplicativos, SMS ou ligações de auto-atendimento. Para outros sistemas, muitas vezes é preciso instalar um chip no celular, ter um aparelho compatível com a tecnologia e uma conta bancária. Para o consumidor ativar a opção de mobile payment é necessário realizar a contratação do novo canal eletrônico junto a sua operadora de cartão , banco ou operadora de telefonia.

9) Que tipo de aparelho é compatível?

Todos os celulares são compatíveis com as tecnologias mais utilizadas, mas tecnologias mais modernas são disponibilizadas para aparelhos com mais recursos. Em geral basta fazer o cadastramento do aparelho.

Soluções baseadas em troca de mensagens de texto (SMS) e via auto-atendimento (central telefônica) são compatíveis com praticamente todos os modelos de aparelhos. Soluções baseadas em troca de mensagens têm o desafio da entrega rápida das mensagens inter-operadoras (se a mensagem de texto não for entregue em até 15 segundos, compromete a transação) e as soluções baseadas em auto-atendimento (central telefônica) têm o desafio da praticidade (telefonar para uma central, interagir com os menus, digitar a senha).

As soluções mais fáceis de utilizar são as baseadas em aplicativo instalado nos aparelhos dos usuários, entretanto, essas enfrentam o desafio da portabilidade em centenas de modelos de aparelhos. Esse desafio já foi superado pela WIAXIS.

10) Posso fazer pagamentos do meu celular pré-pago?

Os pagamentos podem ser feitos tanto a partir de celulares pré quanto pós-pagos. A diferença para o usuário é que, no caso de aplicativos instalados no aparelho celular, onde existe uma demanda de tráfego de dados pela rede das operadoras, os planos pós-pagos oferecem um custo de dados trafegados mais em conta que os planos pré-pagos. Uma transação financeira baseada em aplicativo instalado no aparelho gera um tráfego de dados de até 3 KB, o que representa um custo para o usuário em torno de R$ 0,017 (pouco mais de um centavo).

11) Existe limite para as transações realizadas pelo celular?

Não existem limites de valores para as transações realizadas através do celular. Quem define esses limites são as redes de captura, as operadoras de cartões e os bancos.

12) Quais são as taxas pelo uso do serviço?

No caso de aplicativos instalados no celular, os custos para o usuários final referem-se ao tráfego de dados gerado por cada pagamento realizado. Bancos e operadoras de cartões estão fomentando o desenvolvimento deste meio de pagamento e ofertando este novo canal eletrônico de relacionamento e transações gratuitamente para seus clientes.

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2 responses to “Pagamentos com celular?

  1. Onde estão os créditos desse conteúdo?

  2. Oi Leonardo,

    dei os creditos na primeira linha do post, tem o link: http://administradores.com.br/noticias/resolva_todas_as_suas_duvidas_sobre_mobile_payment/16543/

    Até Mais!

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